[Critica] Dragonball Evolution


<!–[if !mso]>

st1\:*{behavior:url(#ieooui) } <![endif]–>

A opinião a seguir foi postada em resposta ao podcast Anime Freak Show #02. Visitem o site e ouçam o programa.



Dragonball Evolution (DBE) foi uma das piores experiências que já tive com adaptações. O Roteiro é péssimo, os atores estão péssimos, os efeitos estão péssimos. Foi a pior coisa que já vi e consegue ser pior que a versão live-action oriental.

 

Entretanto alguns pontos precisam ser vistos. Concordo que, se fosse uma adaptação fiel (como Watchmen) do mangá e anime, DBE poderia ter ficado ainda pior do que já esta, visto que a história original também não funciona. Sejamos francos, gostamos de Dragon Ball por causa das lutas intensas, emocionantes e com um impacto tão grande que poderiam ser comparadas ao que os Deuses (escolha sua religião politeísta favorita aqui) fariam se saíssem na porrada entre si e não por causa da trama, que por sua vez, é mais rasa que um pires. Lutas estas por sinal que nem sequer chegaram a ser uma sombra na versão DBE, o coreógrafo deveria devolver o dinheiro que recebeu por ter feito um trabalho tão ruim, que já começa pela luta entre Goku e Son Gohan. Eu realmente também não esperava ver casas com formato redondo, dinossauros andando por ai ou um presidente com a cara de um cachorro, pois se visse, xingava ainda mais do que já estou xingando. Se fosse para fazer desta forma, que se adaptasse a Lenda na qual Dragon Ball se originou e não o mangá. Sobre um filme com animais e Kung-fu, temos Guerreiros da Virtude, que fique assim.

 

Embora reconheça que a idéia para o roteiro tenha chegado perto de uma adaptação aceitável do universo de Dragon Ball e entenda isto da forma que quiser, isso não justifica o porque dele ter ficado tão ruim no produto final. Ficou claro que os roteiristas e a produtora desconheciam (ou se importavam) totalmente aquilo que os fãs gostariam de ver, direcionando seus esforços para um publico que não iria sustenta-lo no cinema ou em qualquer outro tipo de mídia por muito tempo: o publico infantil. Este desconhecimento permitiu criar uma versão completamente equivocada, nada a ver com a versão original, exceto pelo nome da série e de seus personagens, deixando de lado os elementos orientais e gerando uma trama imbecil e americanóide de adolescentes retardados. Não, eu não gostei da forma sobre como a história das Esferas do Dragão foi abordada no filme.

 

É claro que os personagens tinham que ser adaptados se a linha seguisse o nosso mundo atual, mas Goku ficou descaracterizado demais ao ser apresentado como um adolescente tímido, fraco e aparentemente covarde (o Goku original era inocente, mesmo aos 15 e apenas isto, o que faz toda a diferença), mas eu culpo mais a atuação do ator que o interpreta do que o roteiro. Realmente, o romance entre Goku e a Chi-Chi tinha que acontecer de outra maneira, pois de forma alguma iria funcionar se seguisse o original, mas ficou muito mal feito, sem sentido e sem carisma. Nada tenho a dizer sobre a Bulma, foi uma das poucas coisas que gostei do filme e sobre o Mestre Kame, acredito apenas que não era o papel adequado ao perfil que temos do Chou Yun Fat. Ele não atuou mal, convence como um mestre bom de briga, mas não como um tarado, o que é a essência principal do Mestre Kame. O restante segue ladeira abaixo: a Mai nem precisava estar no filme e o Piccolo já figura entre os Piores Vilões do Mundo, não por sua maldade, mas por ter sido terrivelmente adaptado e interpretado. Yamcha? Você só pode estar brincando. É de um mal gosto  tamanho que só pode ser superado por aquele patético Sifu Norris (meu deus!), que sifude…..

 

E cadê a trilha sonora? Mas dou um desconto a musica da Ayumi Hamasaki no final do filme. Foi outra das poucas coisas boas que este filme tinha.

 

Se esquecermos o original, Dragonball Evolution bem que pode fazer sucesso entre as crianças e por isto pode vender bem seus produtos licenciados, mas seja como adaptação ou meramente baseado, o filme não funciona e se tornou um imenso desastre. O que é uma pena, pois prometia. Lembro-me de ter dito a alguns amigos após ver os efeitos especiais das cenas de luta entre o Neo e o Agente Smith em Matrix Revolution (estou falando somente da luta final e não do filme ok), um combate que resume muito do que eu esperava de um quebra de Dragon Ball em live-action, que um longa de Dragon Ball realmente seria possível com todos os poderes exagerados e cósmicos que a serie apresenta, colocando no bolso qualquer adaptação de super-heróis e talvez, servindo como referencia para que novas adaptações de mangás e animes chegassem decentemente nas grandes telas. Matrix é muito mais Dragon Ball do que este filme da Fox, da mesma forma que o City Hunter do Jackie Chan é mais Street Fighter do que o Street Fighter do Jean Claude Van Damme. Nem Speed Racer, outro fracasso (mas que eu gostei muito) conseguiu ser tão ruim e além disso foi muito mais fiel a sua versão original do que DBE. Concordo totalmente que nem deveria ter ido para o cinema. Que fosse direto para o DVD, pois não vale o ingresso. Dragonball Evolution também me faz lembrar o filme Final Fantasy – The Spirit Within, com uma diferença: Spirit Within é um excelente filme de ficção, mas não é Final Fantasy, enquanto DBE é um péssimo filme de ação e não é Dragon Ball.

 

Nota do Filme: 4 de 10, 10 de 100, ou PageRank 0. Quem ainda não viu mas tem estômago para ver um bom lixo, como dica eu recomendo que Comprem no camelô mais próximo e que processem o cara se este lhe cobrar mais que R$1 nesta porcaria. 

 

Até.

 

Mágico.

Anúncios

Um comentário em “[Critica] Dragonball Evolution

  1. Assino em baixo sobre tudo que foi escrito, tive a infelicidade de ver esta coisa que deveria ter sido um filme, sobre algo que deveria ser Dragon Ball.

    Duas coisas que você não comentou mas não podem ser esquecidas, o Oozaru e os efeitos especiais, só ficou bom a cápsula do quadriciclo, o Shenlong, meu deus, parecia uma lagartixa dourada.

    Mas O filme teve algo bom, os dubladores do anime foram mantidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s